Sua Loja Virtual não vende o esperado? O que fazer?
Quando uma loja virtual não vende é importante revisar imediatamente sua estratégia de marketing. Uma empresa, seja ela grande ou pequena, precisa de uma boa estratégia de marketing para promover sua marca e popularizar seus produtos ou serviços. O marketing é um dos pilares dos negócios modernos e você precisa dele da mesma forma que precisa de um atendimento ao cliente impecável bem como uma excelente equipe de vendas.
Apesar de saberem disso, nem todas as empresas são capazes de atingir os objetivos almejados. Na verdade, estudos mostram que apenas 12% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão. Se sua empresa está enfrentando o mesmo tipo de problema, você deve parar e pensar nas razões para o baixo desempenho.
Muitas coisas podem dar errado na criação e processos de uma estratégia de Marketing. Vejamos que causas podem contribuir quando sua Loja Virtual não vende.
1. Mensagem confusa
Mais cedo ou mais tarde, você vai descobrir que sua abordagem ou a forma como se comunica através de imagem, áudio ou vídeo não alcança seu público alvo.
Gastamos muito tempo e energia trabalhando em nosso negócio que às vezes esquecemos como nos comunicar de maneira eficaz com o público alvo.
É o caso de um cliente em potencial que procura um advogado com perguntas simples e este responde com explicações jurídicas complexas que confundem e intimidam seu cliente em potencial. Portanto, mantenha sua mensagem simples. E que está mensagem faça o cliente se identificar com seu produto ou serviço.
Pergunte-se a si mesmo como seu produto ou serviço torna a vida melhor para seus clientes? Por exemplo.
2. Sua Loja Virtual não vende porque não possui uma Persona
Um dos motivos porque uma loja virtual não vende é que não possui uma persona definida. Fala-se muito em encontrar o público alvo e muita gente perde tempo procurando o tal público alvo.
Entenda, que é você quem define seu público alvo através de uma “persona” bem elaborada e definida. Depois disto, toda a sua abordagem através de imagens, banners, redes sociais, posts, conteúdo escrito, produtos que vende, blog deve ser para esta persona (público).
Se sua empresa não tem uma persona, nós ajudamos você criá-la e garantir sucesso na sua campanha de marketing.
Sem uma persona definida suas campanhas são para qualquer público. Um público geral é quase uma certeza de que não terá público nenhum.
3. Você está falando para o público errado
Como vimos acima, é importante ter uma persona que defina seu público alvo. Às vezes, o problema é que você está lançando seu negócio para o público errado (Item 2). Um público que não precisa ou não tem interesse no seu negócio, não pode pagar seus produtos ou serviços ou não quer consumir suas ofertas da maneira que você as oferece.
Por exemplo, o Shopee é um negócio de sucesso, mas não faz marketing para clientes de luxo. Se assim fosse, iria falhar. É a mesma razão que faculdades não fazem marketing para estudantes falidos. Se o seu marketing não está funcionando, é importante determinar se você está alcançando o público certo.
Você está se comunicando com pessoas que desejam seus produtos e serviços e podem pagar por eles? Muitos problemas de marketing vêm do simples fato de que as empresas não conseguem atingir o público certo. Em vez de se concentrar em grupos de clientes altamente específicos, eles tentam atrair a atenção de todos os consumidores, independentemente de suas preferências pessoais.
Uma Loja Virtual não vende porque não resolveu esse problema, analise o público e defina claramente uma persona compradora.
4. Você conhece seu cliente? Verdadeira e profundamente?
Compreender seus clientes é a única estratégia de marketing de que você precisa – Neil Patel
Não basta definir seu público alvo apenas por idade, sexo e região demográfica. É preciso através da persona entender o que seu público alvo prefere, gostam e compra. Onde está seu cliente no final de semana, etc.
Este conhecimento está sendo traduzido no seu marketing? Qual é o processo pelo qual seus clientes passam para comprar ou fazer negócios com você? Que outras opções e fornecedores eles consideram para resolver seus problemas? Algum tempo foi gasto na análise de clientes e em seu processo de compra?
Por que os clientes compram de você, as etapas que percorrem para fazer a compra, os problemas ou questões que enfrentam muitas vezes não são bem compreendidos.
Se você não gastou esse tempo para entender profundamente os clientes e certificou-se de traduzir esse conhecimento em seu marketing, você está errando o alvo.
5. Sua marca pode não estar atraente
As pessoas preferem trabalhar com empresas que conhecem, gostam e confiam. É importante que você construa uma marca que o posicione como agradável e experiente em sua área através do marketing de conteúdo.
Considere iniciar urgentemente o marketing de conteúdo em sua loja o uso através de um blog para fortalecer sua marca e construir a confiança de seu público. Concentre-se em fornecer informações práticas que eles possam usar para tornar suas vidas ou negócios melhores.
6. Você está pedindo muito de uma vez
A maioria dos clientes leva algum tempo para tomar uma decisão de compra. E quanto mais significativo for o investimento, mais tempo normalmente demoram. Isso significa, por exemplo, que uma boa parte do tráfego do seu site ou de seus sites de mídia social consiste em pessoas que estão fazendo pesquisas, mas ainda não estão prontas para comprar.
O que essas pessoas precisam é de informações valiosas para ajudá-las a tomar decisões quando estiverem prontas. No entanto, a maioria das lojas ecommerce concentra seu marketing em vendas imediatas, em vez de cultivar o relacionamento e orientar o comprador em sua decisão de compra.
Geralmente as pessoas não estão prontas para comprarem imediatamente. Em vez disso, forneça informações e dicas e incentive o relacionamento. Se você fizer isso de forma eficaz, há uma boa chance de que, quando o cliente em potencial estiver finalmente pronto para comprar, você seja a primeira escolha.
Uma loja virtual não vende se não considerar este detalhe.
7. Você está desistindo muito rapidamente.
O marketing eficaz requer repetição e consistência. Não é suficiente alcançar um comprador em potencial uma vez. São necessários pontos de contato e compromissos repetidos para impulsioná-lo a ação.
Este princípio se aplica ao seu marketing. Você precisa atingir seu público alvo repetidamente. E você precisa fazer isso por meio de diferentes canais – seu site, rede social, e-mail, google ads, etc.
Embora o marketing digital conceda a você exposição imediata, ele não é de forma alguma todo poderoso. Algumas empresas estão impacientes e esperam resultados imediatos, o que é uma maneira errada de desenvolver sua estratégia. Aqui está um exemplo –- você pode contratar um serviço de redação profissional e publicar um artigo de destaque em seu site, mas não pode esperar que ele tenha uma boa classificação no Google imediatamente.
Um estudo revela que a média dos 10 primeiros resultados nas pesquisas do Google precisa de dois a seis meses para obter uma classificação tão alta. É apenas a forma como as coisas funcionam online – leva algum tempo antes que sua estratégia comece a entregar os resultados esperados.
Uma das verdades mais impopulares do marketing é que leva tempo. Todo empresário deseja que o marketing custe menos dinheiro e entregue resultados mais rapidamente. E embora existam atalhos que você pode seguir para alcançar seus resultados, você não pode confiar consistentemente nos atalhos.
Você pode começar com um ou dois atalhos, contanto que também execute estratégias de marketing de longo prazo que estarão em vigor quando os atalhos terminarem.
Mas tenha cuidado. Um atalho que as empresas tentam o tempo todo é pular a estratégia e já tentar vender. Isso invariavelmente significa que seu marketing não alcança bons resultados, porque o marketing acaba desordenado e sem foco. Garantir que você tenha o público alvo certo, com a mensagem certa e a abordagem certa (ou seja, sua estratégia de marketing) é fundamental.
8. Você não está dando atenção ao Marketing de Conteúdo
A criação de conteúdo é crítica para o sucesso em marketing, portanto, você não pode se dar ao luxo de esquecer desta estratégia. Uma loja que não vende ignora o marketing de conteúdo.
Nós podemos ajudá-lo a criar conteúdo relevante para seu site como artigos excelentes que provem que você é um verdadeiro líder no seu nicho.
9. Você não promove conteúdo
Criar posts de alta qualidade é uma coisa, mas promovê-los em todos os canais de comunicação é uma tarefa totalmente diferente. Empresas e indivíduos publicam milhares de artigos a cada minuto, então você não quer sentar e esperar que os usuários descubram seu site por acidente. Fale com a gente, nós podemos ajudá-lo!
10. Você não investe em publicidade o suficiente
Seria perfeito direcionar o tráfego do site e gerar leads apenas organicamente, mas nem um único profissional de marketing por aí é capaz de atingir esse objetivo. Se sua estratégia de marketing não está funcionando, talvez você deva investir algum recurso em publicidade para aumentar a descoberta do conteúdo. É um recurso incrível que permite atingir grupos de público altamente específicos, então não fuja da publicidade do Google ou do Facebook.
11. Falta consistência
Não importa o quão boas ou bem planejadas suas atividades de marketing possam ser, não causará um grande impacto no seu público se o conteúdo não for consistente.
Milhões de artigos e postagens sociais são publicados a cada hora e a única maneira de se destacar é acompanhando os concorrentes.
12. Você não tem uma mensagem convincente
Uma loja virtual não vende se não tiver uma mensagem forte. Isto afetará negativamente seus resultados. As mensagens em seu site devem refletir como você fala sobre sua empresa para alguém em uma conversa cara a cara.
Se a primeira página (Capa) do seu site (ou mais precisamente, o topo da primeira página) não explicar o que você faz e como você é diferente da concorrência, você perderá vendas potenciais. Todos nós sabemos que a maioria das pessoas verifica um site antes de tomar uma decisão de compra.
Mensagens genéricas são outra oportunidade perdida. Excelente atendimento ao cliente? Ótima qualidade? Diga mais, ou então sua mensagem será perdida.
Por fim, certifique-se de que sua mensagem seja relevante para seus clientes em potencial.
13. Sua Loja Virtual está enfrentando um Golias
Pode ser que você esteja simplesmente enfrentando um cenário competitivo dominante. Como você pode competir com grandes empresas que produzem grandes quantidades de conteúdo incrível?
Este é um problema sério, mas não é intransponível. Tenho algumas sugestões:
Continue produzindo conteúdo. Não desista só porque a competição é maior do que você.
Trabalhe mais para criar uma base de seguidores reais. Muitas vezes, o melhor público não é o maior público, mas o público mais dedicado.
Supere-os. Passe algum tempo analisando seu concorrente, não para copiá-lo, mas para superá-lo. Identifique quais formas de conteúdo eles estão perdendo ou produzindo mal. Use esses buracos como oportunidades para seu próprio conteúdo. Aqui estamos falando de Marketing de Conteúdo.
Conclusão
O marketing digital é um poderoso impulsionador de negócios, mas apenas se você tiver a capacidade de criar e implementar uma estratégia sólida. Infelizmente, muitas coisas podem dar errado nesse processo, então é sempre melhor entender e prevenir possíveis problemas.
Se seu marketing não está funcionando, sua empresa está vulnerável. A boa notícia é que você pode consertar e colocar sua empresa de volta nos trilhos. Audite minuciosamente seu plano de marketing e seus sistemas de marketing. Sua mensagem é vencedora? Sua empresa já criou uma persona? Você já construiu uma marca que o posiciona como um especialista confiável? Você está alcançando? Você está cultivando relacionamentos em vez de forçar uma venda rápida? Você está alcançando seus clientes de forma consistente ou está desistindo muito rapidamente?
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