Fatores de Rankeamento Google Bing SEO
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Fatores de Rankeamento do Google – SEO Orgânico
Os fatores de rankeamento SEO são alguns critérios estabelecidos pelo Google e outros Motores de Busca que são levados em conta ao classificar um site nos resultados da pesquisas. Através destes fatores o Google ou Bing pode posicionar melhor um site na página de resultados para uma busca a uma determinada palavra-chave. A lista  destes Fatores de Rankeamento pode contém mais de 200 itens que precisamos levar ao conta. Contudo, selecionamos aqui os mais críticos aos quais você deve dar mais importância. Lembrando que ignorar atender estes critérios pode forçá-lo a fazer Tráfego Pago (SEM) e dificilmente obter o Tráfego Orgânico (SEO).

Principais fatores que MELHORAM o rankeamento

1 - Conteúdo de Qualidade, Único e de Valor

Essa é a essência do SEO (Search Engine Optmization). Produzir conteúdo de qualidade para o usuário. Pense menos em Rankear ou obter melhor classificação no Google. Pense mais no que as pessoas estão buscando e gostariam de ler no seu site. O Google valoriza isso! É um dos Fatores de Rankeamento mais impostantes. O conteúdo de alta qualidade é base de sucesso do SEO. Para atrair a atenção dos mecanismos de pesquisa e ter bom ranqueamento orgânico, você precisa preencher seu site com conteúdo. Para ganhar melhores posições, não basta criar conteúdo de qualidade – ele também precisa ser útil. Um exemplo é trazer algo de útil para a vida das pessoas. Textos com pelo menos 300 palavras ou mais ganham pontos com o Google, Bing, etc., pois tendem a ser mais aprofundados e relevantes do que com um valor menor de palavras. Acima de tudo, o conteúdo deve atender aos critérios EAT do Google : especialização, autoridade e confiabilidade. O Google introduziu essa terminologia em 2018. EAT é especialmente importante para assuntos delicados, como saúde, ciências e direito. Os fatores que aumentam a pontuação do EAT incluem a citação de especialistas respeitados (por exemplo, se você administra um site de saúde, consulte profissionais médicos) e a referência a fontes confiáveis ​​(como sites “.edu” ou “.gov”).

2. Palavras-chave na url, títulos e descrições (SEO On-Page)

Estes são fatores de rankeamento que não podem ser ignorados. Não basta o esforço de produzir conteúdo de qualidade. Este conteúdo precisa ser otimizado para mecanismos de pesquisa. Para isto, siga o checklist básico para SEO On-Page:
  • Antes de começar a escrever, escolha uma palavra-chave principal para a página e três ou quatro palavras-chave relacionadas.
  • Inclua a palavra-chave principal na URL (link)
  • Certifique-se de que seus title tag, meta description e H1 tenham a palavra-chave principal. (Use CTRL + U para checar se tudo está ok).
  • Ao escrever seu conteúdo de alta qualidade, use redação para um aluno de 5a. a 8a. série.
  • Varie a estrutura de conteúdo para torná-lo fácil de ler (por exemplo, use H2s e H3s de forma eficaz com listas e marcadores).
  • Use texto âncora eficaz para seus links internos.
  • Inclua pelo menos uma imagem com Alt e Scr.
Palavras-chave são cruciais. Cada página deve ser otimizada para uma única palavra-chave. Você também precisa escolher um título na forma de uma tag H1, que atraia leitores. Isso indica ao mecanismo de pesquisa que esse texto é o título da página e explica do que trata a página. As imagens são importante para otimização de conteúdo. Adicione pelo menos uma imagem por página. Isso torna o conteúdo mais interessante para os leitores, ao mesmo tempo que mostra aos mecanismos de pesquisa que o conteúdo tem valor. As imagens precisam ter a palavra-chave principal na alt tag (texto altternativo) e no título da imagem. Também é recomendável inserir links para sites de alta qualidade com boas posições em todo o conteúdo. Links internos também ajudam. Eles direcionam os leitores para diferentes páginas do seu site, mantendo-os engajados.

3. Palavras-chave certas

Palavras-chave determinam a otimização do seu site. Seu conteúdo precisa incluir palavras-chave específicas - aquelas palavras ou frases que os usuários buscam na Internet e que os levariam à sua página. Palavras-chave informam ao mecanismo de pesquisa do que trata a sua página. É importante que escolha uma palavra-chave para cada página, também é bom ter palavras-chave secundárias (sinônimos) de suporte.

4. Backlinks de qualidade

Levando sempre em os fatores de rankeamento, ao final, seu site será recompensado. Umas destas recompensas é seu site ser mencionado por outro blog. Chamamos isto de backlink. À medida que mais e mais pessoas são direcionadas para o seu site a partir de outros sites, o Google reconhece isso e pode ranquear seu site em uma posição mais elevada. Quando seu site é constantemente referido por outros sites de qualidade, o Google reconhece isso como um sinal de confiança. Esses backlinks são ainda mais úteis se o site que o oferece for confiável.

5. Velocidade de carregamento

Os sites que levam em conta a velocidade de carregamento um dos fatores de rankeamento muito importantes tem muito sucesso em tráfego orgânico. Os melhores sites do Google levam em média menos de 3 segundos para carregar. Para sites de comércio eletrônico, 2 segundos é considerado o limite de aceitabilidade. De acordo com os webmasters do Google, o Google tem como objetivo o tempo de carregamento de menos de meio segundo. Portanto, fale com seu webmastar ou com nossa equipe e saiba como podemos melhorar seu site.

6. Engajamento do usuário

Criar conteúdo de qualidade e otimizá-lo para SEO é fundamental entre os fatores de rankemanto. Seu conteúdo deve atender a um outro critério: deve ser interessante. O Google usa a ferramenta de inteligência artificial RankBrain para avaliar o engajamento do usuário. O RankBrain analisa elementos como taxa de cliques (quantas pessoas clicam no seu site quando ele aparece nos resultados de mecanismo de pesquisa) e tempo de permanência (quanto tempo as pessoas passam em um site). Por exemplo, se um usuário visitar seu site e sair imediatamente, isso prejudica seu ranqueamento no Google (se muitas pessoas fizerem isso em seu site, você terá alta “taxa de rejeição”). Criar conteúdo de valor é a chave para atrair as pessoas e mantê-las na leitura do seu conteúdo. Web design de alta qualidade, imagens envolventes e infográficos cativantes ajudam a manter as pessoas na página.

7. Interface Amigável - UX (User Experience - Experiência do Usuário)

O seu site precisa ser fácil interação. Significa poucos cliques para o usuário chegar onde deseja. Muitas pessoas presumem que uma estratégia de SEO bem-sucedida tem a ver com atender aos requisitos de algoritmos do Google , Bing, etc,. Mas são as pessoas que criam esses algoritmos - e elas os estão elaborando com o usuário final, uma pessoa real, em mente. Seu site precisa priorizar os interesses de seu público-alvo. Isso inclui resolver questões de tecnologia, como tempo de carregamento, ao mesmo tempo em que cria conteúdo atraente que agrega valor aos usuários. Confira se a experiência do seu usuário é agradável e sobretudo, se tudo é fácil de ser achado. Quanto mais você facilitar a vida do usuário dentro do seu site, melhor será sua experiência. Usabilidade impacta em tempo de permanência, visualizações de página e taxa de rejeição.

8 - Autoridade da página

A autoridade de um site basicamente prevê quão bem um site será ranqueado nos resultados de pesquisa do Google, Bing, etc. É uma forma de estimar rapidamente o potencial de SEO de uma página. Sites com pontuação mais alta têm maior probabilidade de ranquear bem nos mecanismos de pesquisa. Construir autoridade leva tempo. SEO on-page, Backlinks e velocidade de carregamento são todos fatores que influenciam a autoridade do seu site. Basicamente, você precisa provar seu valor para obter uma pontuação elevada. Seu perfil de links que é construído por meio de backlinks fortes, é outro fator. Você precisa verificar a pontuação de autoridade do seu site regularmente.

Principais fatores que PIORAM o rankeamento

9. Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado, tanto interno quanto externamente, reduz o posicionamento de uma página, pois prejudica a experiência do usuário.

10. Conteúdo copiado

Conteúdo copiado nunca é legal para o Google. Ele tenta identificar o conteúdo original e rebaixa o posicionamento das páginas que copiaram. Isso vale também para imagens.

11. Erros de ortografia e gramática

Um site mal escrito pode ser um sinal de spam. Por isso, o Google evoluiu para valorizar os sites que não têm erros de ortografia e gramática.

12. Links quebrados dentro da página

Links que levam para páginas inexistentes são um sinal de que o conteúdo está defasado.

13. Pop-ups

Pop-ups incomodam o usuário, por isso o Google não gosta delas.

14. Venda de backlinks

Esquemas de compra ou troca de links (inclusive guest posts excessivos) violam as diretrizes do Google e são penalizados.

15. Backlinks de sites com má reputação

Sites de má reputação com links para o seu site são um mau sinal. Agora vamos ver outros fatores em nível de página, domínio e site que são relevantes no rankeamento.

Fatores de Página (On Page)

16. Palavra-chave no início do título

Segundo a Moz, quando mais próxima do início do título a palavra-chave estiver, mais fácil para o usuário ver e o Google entender.

17. Atualização do conteúdo

O algoritmo procura priorizar conteúdos mais atualizados, embora outros fatores tenham mais peso. Para algumas páginas, a data de atualização é exibida nos resultados.

18. Frequência da atualização do conteúdo

A frequência em que os conteúdos são atualizados também é importante.

19. Referências e fontes

A citação de referências e fontes de onde você tirou determinado dado é um sinal de qualidade, além de uma informação valiosa para o leitor.

Fatores de Domínio

20. Whois privado

Manter os dados de Whois do domínio privados pode ser um sinal negativo para o Google.

Fatores de Site

22. Sitemap

O arquivo sitemap.xml informa ao Google todas as páginas do seu site. Ele ajuda no rastreamento, especialmente de conteúdos novos.

23. Breadcrumbs

Breadcrumbs indicam o caminho para chegar a uma página (como Casa > Quarto > Camas). Elas situam o usuário e o Google quanto à arquitetura do site.

24. Fale Conosco

Fornecer uma página ou simplesmente os dados de contato é um indicativo de confiabilidade.

25. Atualizações do site

Um site que é frequentemente atualizado tem prioridade.

26. Localização do servidor

A localização do servidor pode influenciar na exibição das suas páginas em diferentes regiões.

27. Termos de uso e privacidade

Mais um sinal de confiabilidade: se você é transparente com os usuários, então é confiável.

28. Google Analytics e Google Search Console

Integrar os serviços do Google ao seu site fornece informações mais completas para o buscador realizar o rankeamento. Se seu webmaster não puder ajudá-lo na resolução dos fatores de rankeamento. Estamos prontos para atendê-lo. Fale conosco.