O que é uma Landing Page ou Página de Destino
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O que é uma Landing Page ou Página de Destino?
No marketing digital, uma Landing Page é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “chega” depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios do Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou locais semelhantes na web. Ao contrário das páginas da web, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração de todo site com diversas opções, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como Call to Action (ou CTA, para abreviar), em português: Chamado à uma ação. É esse foco que torna uma Landing Page (Página de Destino) a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e reduzir o custo de aquisição de um Lead ou Venda. A página de destino é onde o clientes em potencial chegam depois de terem clicado em um link de uma campanha. Podendo ser através de um anúncio, e-mail ou em qualquer outro lugar da web. É onde a conversão (como uma compra, inscrição ou registro) ocorrerá. O Termo Landing Page ou Página de Destino é usado pelo Google Ads e Analytics. Mas nem todas as páginas de destino são iguais. Usamos o termo “página de destino” para descrever uma página específica da campanha com apenas um único apelo à ação e sem navegação no site.

A principal diferença entre uma página inicial e uma Landing Page (ou por que as páginas de destino são tão boas na conversão)

Veja por exemplo em seu website ou loja virtual. O mesmo tem uma página inicial que tem vários links para diversas outras páginas, ao passo que, a página de destino tem apenas um link. Essa é a diferença. A página inicial de um website tem dezenas de distrações em potencial - você pode basicamente chamá-los de "vazamentos" em vez de links - já a página de destino é super focada. Tem pelo menos menos um link em sua página de destino aumenta as conversões, pois há menos cliques que distraem e tiram o foco desviando os visitantes da frase de chamariz. É por isso que os profissionais de marketing sempre usam uma página de destino dedicada como destino de seu tráfego. Claro, que a página do seu website é ótima. Ele mostra a marca, permite que as pessoas explorem todos os seus produtos ou serviços e oferece informações adicionais sobre a empresa, seus valores, localização, etc. A partir dela, um visitante pode ir a qualquer lugar - candidatar-se a um emprego na página trabalhe conosco, ler alguns comunicados à imprensa, revisar a política de privacidade, os termos de serviço, ver produtos ou serviços que não são de seu interesse no momento, etc. Mas eles necessariamente não farão uma compra ou pedido. E esse é o ponto. A Landing Page ou Página de Destino tem um propósito completamente diferente. Combinada com anúncios que promovem uma única oferta, tudo visando transformar esses visitantes em clientes. Esta página fará o melhor trabalho possível para converter o tráfego que a marca já está obtendo pelo SEO e Adwords em vendas. Esse é o poder das páginas de destino!

Por que não pagar apenas para aumentar meu tráfego?

Exibir anúncios ou campanhas de e-mail fica caro e a otimização de mecanismos de pesquisa pode levar muito tempo. Ao usar uma Landing Page ou Página de destino, você converterá seus visitantes existentes e ampliará ainda mais os recursos tão importantes (dinheiro e tempo). Você verá muitas variações, dependendo das especificidades do negócio, mas na verdade existem duas páginas de destino arquetípicas (definidas por seus objetivos):

Uma comparação de cliques e páginas de geração de leads

Páginas iniciais de geração de leads: também chamadas de páginas de “geração de leads” ou de “captura de leads”, usam um formulário como sua frase de chamariz. Esse formulário quase sempre coleta dados de leads, como nomes e endereços de e-mail dos visitantes. Os comerciantes B2B e as empresas que vendem itens caros usam esse tipo de página de destino para criar uma lista de clientes em potencial. Às vezes, eles oferecem algo gratuito, como um e-book ou webinar, em troca de informações de contato. As marcas de comércio eletrônico também podem usar essas páginas para criar listas ou oferecer frete grátis ou ofertas especiais. Páginas de destino de clique: frequentemente usadas por profissionais de marketing de comércio eletrônico e SAAS (software como serviço), as páginas de clique vão direto para vendas ou assinatura. Normalmente, eles têm um botão simples como a chamada à ação que envia o visitante para o fluxo de checkout ou conclui uma transação.

Direcionando tráfego para páginas de destino

Você precisará preencher esse funil de visitantes para que sua página de destino funcione. Felizmente, você tem muitas opções. Vamos explorar algumas das fontes mais comuns de tráfego para as páginas de destino.

Tráfego de pesquisa paga

A maioria dos mecanismos de pesquisa inclui publicidade paga. Ao contrário de outros resultados na página, os anúncios pay-per-click são preparados e pagos por profissionais de marketing. Alguém que clica ficará impressionado com seu texto encantador (e, às vezes, com seus visuais). E provavelmente você os segmentou com base em seus termos de pesquisa, dados demográficos ou interesses revelados por seu histórico de navegação. Crucialmente, quando você cria um anúncio, você escolhe para onde o link leva o seu visitante. Sim, você pode optar por enviá-los para sua página inicial. Mas, como exploraremos abaixo, é muito melhor criar uma página de destino autônoma que corresponda ao texto do seu anúncio e ofereça uma frase de chamariz clara.

Tráfego Social Pago

Exibir anúncios em sites de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn é uma maneira incrível de atingir pessoas e comunidades que estarão particularmente interessadas em sua marca, independentemente de já estarem no mercado.

Em vez de pessoas procurando por "clube do queijo do mês", você pode anunciar para pessoas que adicionaram "apreciação do queijo" à sua lista de interesses em seu perfil do Facebook. A beleza disso é que você pode se conectar com os clientes antes que eles comecem a procurar seu produto - ou antes de quererem! Além de oferecer recursos avançados de segmentação, cada canal social tem suas próprias características. O Instagram, por exemplo, funciona bem para marcas de produtos e estilos de vida com forte apelo visual. Por outro lado, os anunciantes B2B preferem usar o LinkedIn para alcançar profissionais que trabalham em setores específicos.

Campanhas de Email

O e-mail é frequentemente apontado como o canal de marketing mais eficaz por causa de seu enorme alcance (e baixo custo) em comparação com outras plataformas.

Uma combinação poderosa de e-mails e páginas de destino pode ser usada tanto para nutrir relacionamentos existentes com clientes quanto para adquirir novos. Depois de construir uma lista de contatos, seu e-mail cuidadosamente elaborado permite que você atraia os leitores com sua oferta, enquanto a página de destino preenche os detalhes e direciona os visitantes para uma chamada à ação.

Tráfego de pesquisa orgânica

O termo “tráfego orgânico” refere-se a qualquer visitante que venha de uma fonte gratuita - como a metade inferior dos resultados de pesquisa do Google ou Bing (SERPs). Ao criar conteúdo atraente e legitimamente útil em seu site ou páginas de destino, você pode garantir que sua empresa apareça com mais frequência em pesquisas relacionadas. Quanto mais alta for sua classificação de conteúdo, melhor. Chamar isso de “não pago” é um pouco enganoso, no entanto. Isso não significa que não haja tempo e dinheiro investidos na classificação. Há um campo inteiro de profissionais dedicados a espremer o máximo possível de tráfego orgânico do Google por meio de um equilíbrio de estratégia cuidadosa, know-how técnico e criação de conteúdo brilhante. Isso é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) em poucas palavras. Mauro Queiroz Jornalista e Analista de Sistemas