A Autoridade de Domínio (DA - Domain Authority) é uma métrica que mede a relevância geral do site e determina a autoridade de um domínio em relação a concorrência. Serve para estudar e avaliar os resultados das estratégias digitais.
Devemos nos esforçar para melhorar ou construir a autoridade do site. Uma DA alta nos ajudará a ter uma classificação melhor no Google?
Quando se trata de Search Engine Optimization (SEO), muitos fatores influenciam Page Rank (Rank de uma página). Além disso, a disputa pelas primeiras posições nas pesquisas orgânicas é enorme, e é possível que seus concorrentes, através de suas agências, saibam bem como ter sites considerados referência pelos algoritmos do Google.
Por isso, trabalhar alguns pontos decisivos, como Autoridade de Domínio – Domain Authority (DA), coloca sua empresa em posição de destaque.
A autoridade de domínio é uma métrica muito útil para saber o status de um site em relação a concorrentes semelhantes, mas é preciso enfatizar que não é um fator de classificação para o Google. Mas, ao mesmo tempo a autoridade de uma página turbina o SEO Rank.
Autoridade de Domínio (DA) não é algo que constrói-se rapidamente. Quanto mais cedo entendemos esse conceito, melhor. Afinal, leva tempo para criar uma presença online otimizada.
O que é autoridade de domínio?
Primeiramente, é muito importante definir o que é autoridade de domínio e o que não é para então direcionar a estratégia de marketing digital na direção certa.
Autoridade de Domínio (DA) é uma métrica desenvolvida pela Moz que prevê a probabilidade de um domínio aparecer nas SERPs (resultados das pesquisas – ter páginas rankeadas) em comparação com seus concorrentes.
Qual a importância da autoridade de domínio para SEO?
Monitorar sua Autoridade de Domínio é essencial para garantir que, cada vez mais, você consiga que seu site tenha uma classificação alta na SERP e ainda consiga um bom tráfego. Veja alguns pontos que mostram a importância de monitorar essa métrica em seu site!
O Google diz que não usa a Autoridade de Domínio como fator de classificação para decidir se classifica ou não sites. E, é verdade porque Autoridade de Domínio é o EFEITO e não CAUSA.
A fórmula para tornar-se autoridade de domínio (destaque entre os concorrentes) é através do Marketing de Conteúdo
Sites com um bom DA geralmente se classificam bem nas SERPs (Resultados das Pesquisas) do Google. Portanto, não é uma métrica que melhorará sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). No entanto, quando olhamos atentamente vemos que há uma relação entre a classificação (Page Rank) e Autoridade de Domínio.

Marketing de Conteúdo é o caminho para Autoridade de Domínio
No gráfico acima vemos que o Marketing de Conteúdo é o único caminho para que um site torne-se uma autoridade. Mas, isso somente é possível se aplicarmos todas as técnicas de SEO em cada conteúdo que produzimos – conteúdo de alta qualidade.
Além disso, cada conteúdo deve seguir os 3 pilares do Google E-A-T (Especialidade, Autoridade e Confiabilidade). O que vemos aqui é que uma coisa leva a outra.
Então, apesar de Autoridade de Domínio ou Autoridade Página não ser um fator de rankeamento. Em médio e longo prazo a meta de tornar-se uma autoridade pode ser a motivação para produção de conteúdos de alta qualidade. Portanto, bons conteúdos nas SERPs tornam o site uma autoridade no seu nicho.
A autoridade de domínio é uma forma de medir quão confiável seu site é aos olhos do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Ele desempenha um papel importante na classificação de cada uma de suas páginas individuais nos resultados de pesquisa de palavras-chave.